Especialidade

A Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa cria a oportunidade de uma profunda reflexão sobre as aplicações das técnicas manipulativas pelos Fisioterapeutas, fortalece a importância deste tipo de procedimento na formação e atuação deste profissional e permite fomentar a perspectiva do reconhecimento desta área de atuação, como especialidade pelo Conselho Federal de Fisioterapia.

O reconhecimento da Fisioterapia Manipulativa como especialidade do Fisioterapeuta no Brasil, ainda precisa de reconhecimento pelo COFFITO e discussões sobre suas aplicações, área de atuação, fiscalização e exercício profissional.

Segue abaixo critérios para solicitação do título, para discussões futuras. Mande sua sugestão, entre em contato conosco.  
1. Ser associado e estar quite com todas as suas obrigações junto a profissão e a associação.

2. Tem comprovada formação em alguma das áreas de atuação da Fisioterapia Manipulativa, com carga horária mínima de 360 horas, descrição curricular das disciplinas cursadas para avaliação da comissão julgadora de especialidade.

3. Se submeter a uma avaliação de suficiência em local determinado com a antecedência necessária pela Diretoria da ABRAFIM. Esta avaliação será dividida em duas etapas, uma teórica e uma prática, conforme os conteúdos descritos abaixo. A nota mínima para aprovação na avaliação teórica é 5,0 (cinco) e na avaliação prática o candidato receberá um conceito de aprovado ou reprovado, por uma banca composta por dois fisioterapeutas, indicados pela Diretoria da ABRAFIM. Os candidatos reprovados poderão repetira as provas por quantas vezes quiser.

3.1 - Avaliação teórica: composta de 20 questões de múltipla escolha de assuntos relacionados a fisiologia da terapia manipulativa, aplicada as condições clínicas de tratamento em fisioterapia, como efeitos das técnicas, indicações, contraindicações, etc.

3.2 - Avaliação prática: serão mensuradas capacidades de atendimento clínico por uma comissão avaliadora durante uma simulação de atendimento por técnicas manipulativas.

3.3 - Profissionais com experiência notória e comprovada, nas áreas de atenção ao trabalho de Fisioterapia Manipulativa, com data anterior ao limite estabelecido para seleção, poderão requerer o título sem a necessidade da prova.

Informações e contato pelo Telefone: (17) 3011-6095 ou pelo e-mail: secretaria@abrafim.com.br.
Loading