Apresentação

O fisioterapeuta manipulativo é um profissional de formação em nível superior, com capacidade de intervenção terapêutica utilizando essencialmente técnicas manuais, com objetivo de intervir diretamente sobre qualquer sistema que apresente uma disfunção de movimento.

As técnicas terapêuticas manuais, já consagradas e difundidas em países como Austrália, Bélgica, França, Espanha e Estados Unidos, ganharam grande repercussão no Brasil nos últimos anos, entretanto trabalhos manuais, com fins terapêuticos, não tem regulamentação específica e podem ser realizados por uma séria de profissionais da saúde como massagistas e terapeutas corporais. Entretanto, quando este trabalho é pautado em conceitos de anatomia, fisiologia, cinesiologia, biomecânica e sob os preceitos científicos disponíveis na literatura, consegue atingir grande resultados de resolução clínica, nos pacientes em geral e tornou-se uma importante opção para casos crônicos e desacreditados pela medicina convencional.  

Portanto, torna-se necessário unir e discutir os interesses comuns dos fisioterapeutas que trabalham com técnicas manipulativas e principalmente informar a população em geral das diferenças deste tipo de procedimento, quando realizado por um profissional devidamente preparado, habilitado e fiscalizado. 

Esta Associação pretende discutir, além da área de atuação destas técnicas, suas limitações e outras formas de abordagem terapêutica que melhor complementam a manipulação articular, assim valorizando a formação generalista do Fisioterapeuta e agregando conhecimentos necessários para um melhor atendimento de seus pacientes. Técnicas como a mobilização neural, cadeias musculares, estabilização segmentar, bandagem funcional, entre outras, representam ferramentas importantes para uma abordagem global dos pacientes, aumentam a possibilidade de sucesso no tratamento e diminuem os riscos de recidivas.

A ABRAFIM é uma associação civil, brasileira, sem fins lucrativos, que tem como a principal meta representar Fisioterapeutas que atuam na área de Fisioterapia Manipulativa em todo o território do nacional.

São objetivos da ABRAFIM:

1. Reunir profissionais Fisioterapeutas que trabalham com técnicas Manipulativas e discutir métodos e formas de atuação profissional, que valorizem a importância desta especialidade associada a formação em Fisioterapia; 

2. Debater problemas políticos, sociais desta classe;

3. Discutir políticas de saúde em Fisioterapia Manipulativa nos Estados e Municípios;

4. Defender e zelar pelos interesses profissionais e trabalhar pelo aperfeiçoamento e aprimoramento profissional dos Associados;

5. Promover o desenvolvimento técnico e científico da Fisioterapia Manipulativa e valorizar o aperfeiçoamento desta formação pelos Fisioterapeutas;

6. Orientar o público sobre os benefícios da procura da Fisioterapia Manipulativa por um Fisioterapeuta;

7. Lutar pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais da categoria;

8. Promover atividades culturais e científicas;

9. Promover e incentivar a obtenção do Título de Especialistas;

10. Prestar serviços de apoio aos seus associados.


Informações e contato pelo Telefone: (17) 3011-6095 ou pelo e-mail: secretaria@abrafim.com.br.
Loading